5 erros que você não pode cometer nas suas finanças pessoais
A gestão financeira pessoal pode ser um empecilho para muitos e para quem não é da área de exatas, a dificuldade pode se tornar ainda maior. É preciso muito planejamento, organização e mira no futuro.
Uma boa administração de finanças pessoais é um passo muito importante para a realização dos seus sonhos. A partir do momento em que a sua situação financeira está sob controle, você ganha mais segurança para alcançar voos maiores.
Pensando nisso, preparamos um e-book especial para você, falando sobre alguns erros que você não pode cometer nas suas finanças pessoais.
Consumo por impulso
Gastar sem planejamento é um verdadeiro tiro no pé quando o assunto é planejamento financeiro. Muitas vezes, por inúmeras situações do dia a dia, nosso impulso é correr para as compras, como uma forma de escape. O problema é que adquirimos produtos de que nem precisamos.
Divida o seu dinheiro de forma coerente e com metas a longo prazo, sem esquecer das suas despesas fixas, é claro. Lembre-se de guardar um pouquinho para aqueles sonhos que você vem adiando a tempo, como a tão sonhada viagem ou a TV nova que você tanto quer.
Desconsiderar imprevistos
Se existe algo que é fato, são os imprevistos. Eles acontecem a todo o momento e geralmente na fase que nosso dinheiro está mais curto. As vezes é um problema simples, como um chuveiro queimado, ou algo mais grave, como um problema no motor do carro. Não importa qual for o motivo, nós nunca estamos preparados, e aqui está mais um erro.
Você deve estar preparado para as eventualidades. Mas como? Guarde todo o mês uma parcela da sua renda que vai ser a sua reserva de emergência. Assim você estará mais preparado para esses sustos. Lembre-se, essa reserva é só para imprevistos, certo? Nada de usar ela para as demais compras.
Investir mal o seu dinheiro
Existem diversas formas de guardar o seu dinheiro e várias delas apresentam uma rentabilidade maior que a poupança. Saia da caixinha e estude alternativas mais interessantes.
Pesquise muito bem, se informe com profissionais da área e invista seu dinheiro com cuidado para ter um maior retorno a longo prazo.
Gastar mais do que ganha
Esse é um erro muito comum, gastar mais do que a sua capacidade financeira permite. Se você sempre chega no final do mês sem dinheiro ou sempre está pedindo emprestado, é um sinal de que seus gastos não estão acompanhando a sua renda mensal. Esse erro parece inofensivo, mas a longo prazo pode levar a uma consequência mais grave: o endividamento.
Com as dívidas se acumulando, fica mais difícil de dar conta de tudo. A única forma de evitar esse problema é ter um controle de tudo o que entra de dinheiro e tudo o que você gasta. Assim, você vai conseguir se organizar e deixar a balança mais equilibrada, para posteriormente fazer com que seus gastos sejam menores do que os ganhos.
Falta de planejamento
Outro erro comum é encarar suas finanças apenas de maneira momentânea. O problema disso é que quando o futuro chega ou surge uma situação imprevista, você não tem nada de recursos para enfrentar as situações.
Comece a poupar parte do que você ganha, estabeleça metas para o seu futuro e comece a trabalhar em cima delas. A falta de planejamento é um dos principais pontos que podem levar você ao endividamento.
Agora que você já conferiu alguns dos erros que não pode cometer em suas finanças pessoais, é hora de começar a fazer o seu planejamento financeiro e começar a colocar as nossas dicas em prática.
Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e continue nos acompanhando.
Conte com a Planejar Consórcios para realizar os seus sonhos. Temos o melhor plano para você. Faça uma simulação do seu consórcio ou contate um de nossos consultores.
Chame nosso consultor no WhatsApp: http://bit.ly/FaleComPlanejar
Comentários
Postar um comentário