4 dicas infalíveis para organizar as suas finanças pessoais








A organização das finanças pessoais pode ser um grande desafio para várias pessoas, principalmente para aquelas que não trabalham na área das exatas. Porém, essa é uma tarefa muito importante para não virar o mês com a conta negativa no banco para quem “não sabe para onde o dinheiro vai”.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para organização financeira pessoal. Assim, além de você estar organizado, pode sobrar aquele dinheirinho para realizar aquele sonho de ter um carro novo ou de fazer um possível investimento.

Organize o seu orçamento

Essa é a base para você poder controlar todas as suas despesas. Anote a sua renda total do mês, assim você vai poder direcionar o seu dinheiro para o que é realmente necessário. Feito isso, anote as suas despesas fixas e variáveis do mês.

Existem alguns aplicativos que podem te ajudar com isso, como exemplo do Mobills, Guiabolso e Organizze. Nesses aplicativos você poderá registrar, acompanhar e analisar todas as suas despesas, mas lembre-se, é você quem deverá registrar tudo, desde uma compra pequena até uma maior e também as parceladas.

Análise

Com a sua renda mensal organizada e um aplicativo para te ajudar, é hora de analisar o que necessário e o que pode ser remanejado. Muitas vezes temos em mente que todas as nossas despesas são necessárias, mas quando analisamos com mais calma, percebemos que podemos cortar algumas vaidades.

Entenda como reduzir os gastos que são necessários. Água, luz, telefone e outros fazem parte das nossas contas mensais e necessárias, mas podemos avaliar algumas formas de reduzir um pouco esses valores. Se tirar um pouco de cada um por mês, em um ano, teremos uma economia bem satisfatória.

Quais são os seus objetivos?

Comprar um carro novo ou o primeiro carro? Dar tchau para o aluguel? Passar o mês mais folgado? Anote tudo e entenda o que é prioridade e busque soluções. Por exemplo, a Planejar pode te ajudar a realizar muitos sonhos com parcelas flexíveis e que cabem no seu bolso.

Sabemos que quando traçamos nossas metas e objetivos, fica mais fácil de visualizar. Existem também algumas metodologias que podem te ajudar com isso, como o SMART.

Tenha uma reserva

Parece clichê, mas é muito importante ter uma reserva. Imprevistos acontecem e podem nos pegar em um momento que estamos mais apertados. Por isso é sempre muito importante ter uma reserva para essas situações. Estudos apontam que o valor bom para ter de reserva é 6 vezes as suas despesas do mês.

Claro que esse dinheiro não será guardado de um dia para o outro. Economize um pouco por mês, analise os pequenos detalhes. Quando você perceber, já terá um valor consideravelmente bom guardado. Siga firme, da forma que conseguir até atingir a sua meta.

Agora que você já conferiu algumas dicas de finanças pessoais é hora de colocar as idéias e dicas em prática. Lembre-se de estudar, ler bastante e se manter atualizado, conhecimento nunca é demais. Esperamos que com nossas dicas você consiga organizar os seus planos e metas para 2021. Conte com a Planejar para isso, temos muitas opções de consórcios para carro, casa e investimentos.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o nosso blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para conquistar a casa dos sonhos

4 dicas de planejamento para alcançar suas metas pessoais