Organize sua vida financeira com esses 5 passos





A boa organização das suas finanças é essencial para o seu futuro. Organizando a sua vida financeira, você sempre terá algum dinheiro sobrado para possíveis imprevistos. Uma pesquisa que foi realizada pela Anbima mostrou que cerca de 60% das pessoas entrevistadas não gostam de planejar suas finanças. Preferem esperar para agir somente quando algo acontecer.

Você sabia que a falta de planejamento é o principal causador de dívidas? Isso mesmo! Pensando nisso, separamos 4 passos que vão ajudar você a organizar a sua vida financeira.

Planejamento

Essa é a palavra que você mais vai ver por aqui, o planejamento. Ele é fundamental para evoluir as suas finanças. Anote todos os seus gastos, assim você terá um melhor controle das entradas e saídas do seu orçamento. É muito importante que você separe seus gastos entre: fixos, variáveis e supérfluos.

Lembre-se de considerar tudo, inclusive os de menor valor, ao final, você poderá fazer uma grande economia. Você pode usar como forma de organização, planilhas prontas gratuitas, ou fazer a sua mesmo, uma agenda ou aplicativos.

Hora de pagar as dívidas

Com o seu fluxo de caixa organizado, é hora de pagar as dívidas. Sair do vermelho é fundamental. Em agosto de 2017, uma pesquisa apontou que mais de 43% dos brasileiros estavam com alguma conta atrasada. Quase metade da população não possui uma vida financeira estável e tranquila.

Separe o valor necessário para pagar as suas dívidas, se não conseguir, você pode tentar negociá-las com prestações que cabem no seu bolso.

Comece a guardar dinheiro

O planejamento financeiro está ok, as dívidas estão pagas, agora é hora de começar a fazer uma reserva. A reserva financeira é muito importante, afinal, imprevistos acontecem a toda a hora.

Outra pesquisa da Anbima apontou que mais de 52% dos brasileiros não possuem uma reserva financeira. Agora, imagine quantas situações acontecem e pegam essas pessoas desprevenidas sem nenhuma reserva de emergência.

Com o seu planejamento financeiro organizado, você vai conseguir separar mensalmente parte dos seus ganhos. Especialistas recomendam que você tenha guardado no mínimo o equivalente a seis meses das suas despesas mensais.

Desta forma você estará preparado para qualquer imprevisto futuro.

Quais são seus objetivos?

Casa nova? Carro novo? Viagens? Férias sem fim? Cada um tem seus sonhos e objetivos, não é mesmo? Por isso, um dos passos para organizar a sua vida financeira é estabelecer objetivos, eles precisam ser a sua maior motivação.

Faça um levantamento de todos os sonhos que quer realizar e separe-os por prazos, desta forma você estará sempre em busca da melhora contínua. Quando você guarda o seu suado dinheirinho em prol de algo que quer muito, você nem sente.

Invista seu dinheiro

Aqui vai uma dica infalível: investimento. O dinheiro que você separa todo o mês merece ser tratado de forma especial, então, lembre-se de investir. Existem diversas formas de investimento e uma delas é o consórcio da Planejar.

Agora que você já conferiu algumas dicas de como organizar a sua vida financeira, é hora de começar a aplicá-las no seu dia-a-dia. Comece aos poucos, organizando conforme conseguir.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe com seus amigos e continue nos acompanhando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para conquistar a casa dos sonhos

4 dicas infalíveis para organizar as suas finanças pessoais

4 dicas de planejamento para alcançar suas metas pessoais